Os Planetas e os Estágios de Vida

Cada indivíduo, desde que nasce até à sua morte, passa por vários estágios de desenvolvimento entre o seu crescimento e decaimento, a nível físico, mental e energético. A Astrologia relaciona os vários estágios ou períodos a cada Planeta em particular. Desta forma, a natureza de cada Planeta está intrinsecamente ligada com as circunstâncias e os acontecimentos das idades temporais e reflecte, de forma apropriada, os assuntos a que lhes dizem respeito. Sob esta perspectiva é inapropriado e ilógico analisar uma situação de Filhos no mapa natal de um bebé, ou até diria, de analisar questões de teor profissional e financeiro no mapa de uma criança com os seus 7 anos de idade.

A Astrologia divide as idades do indivíduo em 7 períodos, de acordo com os 7 Planetas (incluindo Sol e Lua) mediante as suas velocidades. Portanto, cada Planeta dita, em termos gerais, o tipo de atmosfera ou condicionantes inerentes a cada período, de uma forma positiva ou negativa, tendo em conta a sua condição zodiacal.

LUA

Desde o nascimento até aos 4 anos, a Lua encarrega-se dos assuntos que dizem respeito ao primeiro estágio de crescimento, nomeadamente o ambiente familiar que envolve o bebé, o tipo de abundância ou escassez presente nesse período e as preocupações paternais com os cuidados necessários.

MERCÚRIO

Entre os 4 e os 14 anos, é Mercúrio que rege este período em partícula e informa sobre os processos de educação, aprendizagem, curiosidade, génio, possíveis vocações e caracteriza principalmente a evolução intelectual e as suas interacções e movimentos com os diversos ambientes e estímulos.

VÉNUS

Vénus é atribuída ao período dos 14 aos 22 anos de idade. Neste tempo ocorrem os sinais mais evidentes da puberdade e das alterações do corpo físico e, também, do lado sensorial e químico do corpo. Os relacionamentos e a procura de prazeres físicos tornam-se mais evidentes na vida do indivíduo e o papel de Vénus neste período reflecte as preocupações com estas questões.

SOL

Depois de Vénus, é a vez de Sol e, rege o período dos 22 os 41 anos. O astro-rei acompanha um período de expansão pessoal e do ego em todas as frentes, e especialmente, revela as intenções e as motivações que animam o indivíduo neste período. É um período de afirmação criativa, pessoal e da sua autoridade e, geralmente, acompanhado de honras, reconhecimento, prestígio e de luta por poder pessoal. Sol demonstra de que forma o indivíduo “brilha” neste período.

MARTE

Dos 41 aos 56 anos os egos e as soberanias chocam entre si. Cada indivíduo mostra o que amealhou e conseguiu com os seus esforços, com as suas aprendizagens, aventuras e pressupostas ambições. Marte rege este período revelando as formas de conflito, as iras do indivíduo, as rupturas e os testes de perseverança. Marte caracteriza também as questões de paternalidade dentro do núcleo familiar e mostra um período mais agitado a nível pessoal.

JÚPITER

Sob a vigília de Júpiter, no período de 56 a 68 anos de Idade, o indivíduo contempla e medita sobre as várias circunstâncias da sua vida, especialmente sobre os momentos mais intensos e marcantes. No seu histórico pessoal, procura apenas reter aquilo que mais significado tem para ele e aprecia o que é mais verdadeiro e motivador para ele. Representa o descanso físico e uma maior atenção ao lado espiritual, questionando a sua existência e os vários processos por qual passou com sabedoria. É também um período de partilha de conhecimento, de ensinamento, de instrução e da procura de prazer e gozo na vida.

SATURNO

O trono é dado a Saturno dos 68 anos até ao fim da vida. A sua influência deste período anuncia o acelerar do processo de envelhecimento e da decadência física e mental. Revela o ambiente vivido no último estágio de vida, assim como o repouso e os males do corpo que surgem do desgaste e das negligências físicas. É um período de maiores dificuldades, de limitações e lentidão, mas vivido com a compreensão do propósito de vida atingido.

 

De um modo geral e sucinto, os 7 Planetas descrevem os 7 estágios de vida do indivíduo. Tendo em conta a sua idade, qual o período em que se encontra actualmente?

 

Comentários
0
0
0
0