Girolamo Cardano: Aforismos Sobre Natividades

Girolamo Cardano: Aforismos Gerais
2 Fevereiro, 2017
Girolamo Cardano: Aforismos Sobre Revoluções Anuais e Solares
2 Fevereiro, 2017
Mostrar tudo

Girolamo Cardano: Aforismos Sobre Natividades

  1. Considera-se que uma Criança nasceu, quando respira pela primeira vez fora do útero da Mãe.
  2. Aqueles que mostram ter Luminares (Sol e Lua) desafortunados nos ângulos, têm predisposição para cometer suicídio.
  3. Aqueles que têm Saturno em Oposição a Júpiter, nunca vou gozar de paz, principalmente aqueles que têm Júpiter com a Cauda do Dragão, raramente serão ricos ou afortunados.
  4. Aqueles que tiverem Saturno e Marte na mesma divisão do Zodíaco estarão sujeitos a muitas desgraças durante as suas vidas; Se estiverem juntos em Touro e posicionados na Casa IV; ou quando o Ascendente, por Direcções for ao encontro dos seus raios, os nativos terão bastantes quedas e acidentes, ou estarão em perigo de morte devido à queda de edifícios ou de algo que cairá em cima das suas cabeças.
  5. Os Signos Fixos dão Conhecimento, excepto Escorpião; Signos Mutáveis , dão bons modos e boa comunicação, excepto Virgem; Os Signos Cardeais, dão riqueza, à excepção de Capricórnio; e todas as natividades que apresentem todos os Planetas em Virgem, Escorpião ou Capricórnio, consideram-se de mau agouro.
  6. Se o Ascendente for um dos Signos Mudos (Caranguejo, Escorpião ou Peixes), e Mercúrio estiver num Signo não Humano, com uma Estrela Fixa da natureza de Saturno, o nativo terá problemas no falatório e na articulação e produzirá as suas palavras com dificuldade.
  7. Aquele que tem a Lua em Touro na Casa II, com aspecto separativo de Quadratura ou Oposição a Júpiter, e se aplique a seguir ao Sol por Trígono, será imensamente rico.
  8. Quando o Abcissor (aquele que corta a vida), ou o Anareta (Planeta Assassino), está na elíptica, e um Maléfico está no ângulo, mostra que o nativo terá uma morte horrível.
  9. Quando um Maléfico está posicionado na Cúspide da Casa VII, mostra que um nativo estará sujeito a uma grande calamidade, e se um Maléfico estiver em Aspecto com o Sol ou a Lua afligidos no mesmo lugar, o nativo mesmo príncipe ou nobre, sofrerá imensos problemas.
  10. Carneiro no Ascendente, significa que o nativo será muito bonito e terá um temperamento sério, mas caso seja Escorpião ascender, mostrar-se-á grande mentiroso.
  11. Quando a Lua estiver em Escorpião em Quadratura com Saturno em Leão, ou em Oposição a esse (em Touro), o nativo terá dificuldades em ter parceiro(a) e filhos. Se Saturno estiver em Aquário, ele terá repulsa e ódio de mulheres.
  12. Se a Cauda do Dragão estiver com Saturno, em Quadratura à Lua numa Casa Cadente, o nativo mostrar-se-á consumptivo, especialmente se esta estiver num Ângulo; mas, se por outro lado, Saturno aspectar o Regente do Ascendente por Quadratura, será enfermo a vida toda, e se esse aspecto de Saturno partir da Casa VI, pior ainda.
  13. Quando Júpiter está na Casa VI, Retrógrado, e o Regente da Casa II peregrino se sem o apoio das Estrelas Fixas, o nativo será pobre e necessitado.
  14. Aquele que tiver Marte no Ascendente será exposto a muitos acidentes, e geralmente em alguma altura da sua vida terá uma cicatriz no seu rosto ou em alguma parte do corpo.
  15. Mercúrio em conjunção com Marte, é um testemunho forte de uma morte violenta.
  16. Se Júpiter e a Lua em alguma natividade, sejam fracos e afligidos pelas suas posições no mapa, mesmo em posições que não apresentem dignidade, o nativo será quase sempre infeliz e depressivo.
  17. Quando Vénus está com Saturno e ambos contemplarem o Regente do Ascendente por aspecto, o nativo mostrar-se-á inclinado para a sodomia ou apreciará mulheres velhas, feias e descuidadas.
  18. Quando Vénus e Júpiter estiverem na Casa VII, e a Lua formar um aspecto a esses nas suas próprias dignidades, e se a Cabeça do Dragão estiver junto a esses ou com Mercúrio, o nativo receberá um grande património provenientes das suas mulheres.
  19. A Lua na sua luminosidade máxima, em conjunção a Marte mostra um nativo louco, mas se a Lua estiver vazia de luz e junta a Saturno, o será com toda a certeza.
  20. Vénus no Coração de Leão (Regulus) promete muitas honras e dignidades, o mesmo se espera caso um Planeta esteja no Coração de Leão e em aspecto à Lua.
  21. A Lua na Casa VII, faz com que os sujeitos estejam sujeitos a doenças de desmaios (Epilepsia ou Convulsões), e alguns casos quando está no Ascendente e afligida, pode mostrar nativos loucos.
  22. Bastardos e supostos filhos, frequentemente apresentam o Ascendente em aspecto com a Lua, e não com o Significador de Pai; e na grande maioria apresentam tendências para grandes desgraças, se não existir concordância com o Regente da Casa IV, com o Regente da Casa II e Lua, ou então observa-se Vénus com Marte ou Mercúrio.
  23. Quando se observar Júpiter na Casa X em Trígono com Marte fortalecido, ou o Sol com a Cabeça do Dragão e a Lua posicionada no Coração de Leão (Regulus), até o filho do mais pobre camponês, será imensamente exaltado na sua vida.
  24. Qualquer Planeta estiver em aspecto partil com a Cúspide da Casa VII, e posicionado na sua regência, a morte do nativo será da natureza do Planeta e da sua Posição.
  25. Os Maléficos nos Ângulos mostram uma morte pública ou súbita; o Sol lá posicionado e afligido, mostra que a morte virá de alguma arma ou queimadura; se a Lua, por enforcamento ou afogamento, de acordo com as circunstâncias;
  26. Sol e Marte peregrinos, ou a Cauda do Dragão na Casa II, significa que o nativo esbanjará os seus recursos e o seu património, inconsequentemente.
  27. Quando a Lua em Oposição ao Sol, estiver ligada a constelações nebulosas, o nativo estará sujeito a problemas de visão; se a Lua na Casa VII estiver ameaçada por ambos os Maléficos, e se os seus raios forem fortes, o nativo poderá perder a visão.
  28. A combinação dos raios de Júpiter, Vénus, Mercúrio e Lua, indicam a maior doçura e cordialidade na conversação e no tom de voz. E se, Júpiter estiver em Virgem e a Lua em Peixes, é o momento ideal para o nascimento de um Poeta. Poetas nascem poetas, não são treinados para ser poetas.
  29. A pessoa dificilmente conseguirá um fim próspero, ou preservar-se durante muito tempo em qualquer grau eminente, caso não tenha simpatia com as natividades dos seus ancestrais ou não tenha qualquer amor ou carinho desses.
  30. O quinto Signo a contar do Ascendente significa o filho dos nativos, porque é da mesma natureza que o Signo do Ascendente, e se 2 Signos estiverem no Ascendente, a criança será de humores e temperamento extremamente diferentes, de uma para a outra; da mesma forma que a Casa IX, significa netos.
  31. A Lua com a Cauda do Dragão, indica que deve suspeitar da honestidade da Mãe, e demonstra que possivelmente a criança não foi gerada pelo suposto homem que tem a reputação de pai da criança; no entanto, demonstra ter maus modos e ser na maioria das vezes, desafortunada.
  32. Quem quer que tenha Júpiter em aspecto com o Sol, será orgulhoso e arrogante, mesmo que tenha pouca razão para tal, a não ser que ambos estejam em recepção.
  33. As natividades das mulheres, nos assuntos da vida, julgam-se da mesma forma que os homens, mas no que diz respeito às fortunas são completamente diferentes e no que toca aos modos, devem ser vistos a meio termo, nem completamente concordantes nem discordantes.
  34. Uma mulher que tenha Marte junto à Lua está correcta, eu asseguro.
  35. Numa natividade completa, a Lua volta ao Signo que ascendeu na concepção, ou na sua oposição ou ao aspecto de algum Planeta com o qual tinha na concepção, ou no seu próprio Signo. Geralmente o Ascendente à nascença é o lugar da Lua na concepção, ou a sua Oposição, ou o lugar do Regente da Lua Nova precedendo à concepção, ainda assim há natividades sóbrias também, quando o Sol aparece no lugar do Ascendente ou do seu Regente, etc.
  36. Quando Marte ou a Lua estiverem juntos com a Cabeça ou a Cauda do Dragão na Casa XII, e Sol e Júpiter na Casa IV, o nativo será corcunda ou marreco.
  37. Quando Marte é o Regente do Ascendente de mulher, e Vénus encontra-se posicionada no Ascendente; ou quando Vénus é a Regente do Ascendente e Marte está lá; ou Marte é o Regente do Ascendente e está posicionado na Casa X; são testemunhos que a mulher fará do homem corno, e será traído muitas vezes.
  38. O Regente do Ascendente na Via Combusta, indica que o nativo será manipulado e atormentado com os seus negócios.
  39. Se os Maléficos estão na Casa X, peregrinos, ameaçando o Ascendente, o nativo será sempre desconfiado e ciumento.
  40. Todos os Planetas acima da Terra (horizonte), tornam um homem ilustre e geralmente conhecido em muitas partes, pois será rápido a movimentar-se em diferentes locais, o que o torna muito habilidoso no despacho de assuntos.
  41. Aqueles que tiverem a Lua como Regente do Ascendente abaixo da Terra (horizonte), junta à Cauda de Leão (Deneb) e da Cabeça de Virgem (Vindemiatrix), o Sol na Casa VI e Saturno e Marte na Casa VII e nas suas dignidades, serão sempre enfermos e fracos de saúde.
  42. Mercúrio em Peixes de alguma forma apresenta impedimentos na sua língua, tornando-o absurdo na sua fala e pronunciando inadvertidamente o que não concebeu na sua mente. O mesmo acontece se Peixes estiver no Ascendente.
  43. Quem tenha nascido no dia do Equinócio Vernal ao meio-dia, por esse testemunho, será grande no mundo.
  44. As mulheres que tiverem o seu Ascendente, Lua, Marte, Vénus e Mercúrio em Signos Bicorpóreos (Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes), têm geralmente qualidades malévolas acentuadas.
  45. Júpiter muito forte numa natividade, promete sempre uma alegria extraordinária, e se ele estiver junto à Cúspide da Casa X em Capricórnio ele terá de certo uma grande fortuna proveniente de meios onde envolva violência e poder sobre pretexto da Justiça, mas o mesmo terá um fim infeliz.
  46. Famosos são aquelas pessoas, em cujas natividades, a Lua recebe a luz de vários planetas, ou está junta a uma poderosa Estrela Fixa Real (Aldebaran, Regulus, Antares ou Formalhaut).
  47. Quando o Sol e Júpiter regem a Casa IX, e as posições de Mercúrio, da Lua, do Ascendente e ambos se contemplam por aspecto, o nativo terá o dom da profecia.
  48. Júpiter e Sol na Casa II, mostra um nativo de espírito galante, nobre e livre; mas Saturno e Marte, ou Saturno com Mercúrio na Casa VII, mostra um nativo sordidamente ganancioso.
  49. Quando o Regente da Natividade está Retrógrado e Cadente, o nativo será fraco, pobre de espírito, depressivo, e não levará nada à perfeição.
  50. Um artista, poderá julgar uma natividade de um homem com mais facilidade e de forma correcta, do que o tempo meteorológico, pois sabe a hora do nascimento, mas não conhece a da formação dos vapores.
  51. Sol em Leão isolado, eleva por si só um homem, pelo menos não sofrerá de escassez e de pobreza, e se o Leão estiver no Ascendente, alimenta o seu espírito com esperanças, e o torna mestre da razão e do conhecimento comum.
  52. Se Caranguejo ascender e a Lua estiver num Signo Cardeal ou Mutável, especialmente longe de ângulos, o nativo mostrar-se-á crédulo, superficial e inconstante.
  53. Vénus na Casa ou na Exaltação de Marte será sempre um sinal de lascívia sórdida
  54. A Lua em Aquário ou Peixes, faz com que o nativo seja detestado por príncipes, nobres, às classes mais ricas da sociedade.
  55. Quando o Regente da Casa X separa-se por Retrogradação do Regente do Ascendente, o Príncipe, Rei ou Governador, será adverso ao nativo, mas se por outro lado, o Regente do Ascendente sendo Retrógrado, separa-se do Regente da Casa X, assim sendo, o nativo odiará o seu Príncipe, Rei ou Governador; o mesmo deverá ser considerado em relação às outras casas conforme os significados.
  56. O nativo de uma cidade tendo o mesmo signo e grau que a cidade possui na sua fundação, tornar-se-á nela por esse testemunho, grande e eminente.
  57. Quando o Regente da Casa II aplica-se ao Regente do Ascendente, especialmente se o Regente do Ascendente é Júpiter, o nativo durante o seu tempo de vida, será feliz em adquirir riquezas e causar admiração.
  58. Quando o Regente do Ascendente contempla o Sol com um aspecto benéfico ou é Oriental a seguir ao Sol, ou junta-se ao Regente da Casa X, o nativo será amado por Reis, e pelas classes mais altas da sociedade. Para saber a causa de tal favorecimento considerar a natureza do dito Regente do Ascendente e o seu lugar.
  59. Quando várias crianças têm os mesmos acontecimentos e alegrias, e se estes aconteceram em tenra idade, podem ser testemunhados pelas natividades dos pais; ou se, na sua idade madura, podemos concluir que as natividades dos pais eram tão poderosas que assimilavam as suas natividades entre si e as ajustavam à disposição das crianças na natividade paternal.
  60. Marte em Signos Cardeais indica pessoas precipitadas e coléricas, mas em lado nenhum, mais do que em Caranguejo, nem menos do que em Virgem, mas no primeiro geralmente torna a fala mais tola e impertinente.
  61. Saturno na Casa XII ameaça de Gota; na Casa VI, alguma doença duradoura ou encarceramentos entediantes.
  62. Se a Lua estiver entre Marte e Sol ou com eles, o nativo quase trocará o berço pela sua tumba, pois a sua vida será curta.
  63. Se a Lua foge de um Maléfico por aspecto separativo, o nativo sofrerá muitas doenças em tenra idade, e aflições muito depois.
  64. Aquele que tiver Vénus mal colocada, com os raios de Marte desafortunado, seguramente sofrerá um monte de enganos e traições e problemas de amores.
  65. Signos de Água, mas especialmente, e acima de todos os outros, Escorpião, criará traidores; e portanto, se a Lua for Regente do Ascendente nesse Signo malévolo, o nativo trairá ou provará ao seu amo as suas capacidades malévolas; e se a mesma posição acontecer na natividade de uma cidade, os habitantes serão revoltosos contra os seus governadores.
  66. Marte raramente está junto a Mercúrio para o bem, pois ele cria pessoas arrogantes e perversas, ainda assim habilidosos na Arte, em causa disso os melhores artistas serem considerados os piores homens.
  67. Marte afligido na Casa IX, significa mentirosos e ateus.
  68. Aquele que tiver Mercúrio bem posicionado, mas tem a Lua afligida, entenderá bem, mas julgará mal, e, portanto, até podem aconselhar outros de forma exímia, mas serão tolos a pensarem nos seus próprios assuntos.
  69. Quando Vénus estiver muito poderosa numa natividade, e nos lugares de Maléficos, humilhações e inconvenientes devem ser temidas devido a amores ilegais.
  70. Quando a Lua e Mercúrio, e o Regente do Ascendente estão todos em Signos Bicorpóreos, o nativo será naturalmente viciado em sabedoria tradicional e curiosas noções religiosas.
  71. Quando Saturno e Marte contemplam-se um ao outro por aspecto, e os Luminares estão posicionados na Casa VI, VIII e XII, o nativo sofrerá uma doença incurável e o levará a uma vida miserável.
  72. Quando a Lua está na Casa X em Capricórnio, e Saturno e Marte na Casa IV, o nativo será um desgraçado e infame, e pior ainda se Marte estiver em Touro, e a Lua em Escorpião, pois então imensos problemas irão acontecer na sua vida.
  73. Quando Vénus está com Saturno e Marte, e em oposição ao lugar da Lua, o nativo será apenas um tolo, mas pensará que é um grande filósofo.
  74. Para a profissão ou vocação do nativo temos que considerar o Planeta, que está Oriental, o primeiro a sair sob a influência dos raios do Sol, e se com isto existir outro Planeta na Casa que contempla a Lua por aspecto, o considere como Assistente. Mas se não houver tal Planeta, a sair da influência dos raios do Sol, considerar aquele que estiver na Casa X, e se nenhum lá estiver da mesma forma, considerar o Regente da Casa X, e os lugares de Marte, Vénus e Mercúrio. Mas, quando acontece serem muitos, o nativo será experiente em várias artes; a Arte que o nativo pratica será muito afectada pela série de Revoluções, e se estas forem congruentes com a natividade, ele terá imenso prazer com isso; de outra maneira ele as praticará contra a sua vontade.
  75. A causa principal dos homens levarem uma vida solteiros é testemunhada pela Combustão da Lua nas suas natividades com Saturno ou afectado por este de forma eminente. Assim será com as mulheres, se um Planeta for Combusto ou o Sol em Touro estiver afligido.
  76. Marte e Mercúrio afligidos e em conjunção com a Lua, significa Ladrões e Assaltantes, mas se Saturno os contemplar por aspecto, ou estiver na Casa VII, irão sofrer de acordo com as suas acções, e portante sempre que se virem testemunhos de crimes gravíssimos, considere os Maléficos se estão fortes ou não, e se oprimirem o Sol, Lua ou Regente do Ascendente. Ou se, o Regente do Ascendente for Combusto, ou um inimigo da Lua, pois então, o nativo sofrerá indubitavelmente pela sua maldade, na mesma proporção.
  77. Quando a Lua está junta a Saturno nos Ângulos, o Nativo mesmo sendo rico, acabará na desgraça e na pobreza.
  78. Avise para ter muito cuidado com movimentos de mercadorias, aquele que tiver Marte na Casa II.
  79. Aqueles que tiverem natividades desafortunadas em termos de riquezas e honras, mas a Lua em conjunção com uma estrela fixa eminente, tornar-se-ão inesperadamente protegidos contra eventos que os levem à miséria, mas para considerar a magnitude do evento considerar o estado da Lua.
  80. Quando Vénus está na Casa XI, Mercúrio na Casa XII, o Sol acima do horizonte, Júpiter na Casa II, Saturno na Casa VI e a Lua na Casa IX, muitas calamidades estão prometidas ao nativo e a sua vida poderá ser considerada prodigiosa.
  81. Saturno, Marte e a Cabeça do Dragão na Casa IV, indicam morte súbita.
  82. Quando a Lua, numa natividade nocturna (Lua abaixo do horizonte) passa com os seus raios por Marte e Saturno, muitos inconvenientes acontecerão na vida no nativo, principalmente provocado por mulheres.
  83. As pessoas mostram-se muito sábias e inteligentes, cujas natividades mostram Vénus, Júpiter e Lua a contemplar Mercúrio por aspecto, desde que a Lua e Saturno não estejam no Ascendente, e também que não haja Planetas fortificados nos ângulos, é visto como um impedimento à sabedoria.
  84. Quando o Sol está peregrino em Corde Coeli (considerado o Meio Céu por Girolamo, pois ele usava um sistema de Casas Iguais, e o Meio Céu não coincidia com a Cúspide da Casa X) e em Quadratura à Lua na Casa VII, o nativo mostrar-se-á chefe da sua família ou facção, mas poderá morrer subitamente.
  85. Em todas as natividades examine exactamente todas as condições relativas à Lua e as três formas em que ela está exaltada, pois é muito importante.
  86. Quando os Maléficos estão nos ângulos, e os Benéficos em Casas Sucedentes, ou a Lua Combusta, e o Dispositor da Lua está fortalecido e potente, ou Júpiter Cadente e os seu Dispositor bem dignificados, ambos os testemunhos mostram que o nativo numa condição miserável e degradante alcançará a grandeza e a felicidade, e o inverso sendo verdadeiro.
  87. Quando a Lua, Vénus e Marte estão todos em conjunção é o tempo ideal para trazer ao mundo os Neros, e todos os outros monstros da humanidade. Tais nativos terão modos prodigiosamente perversos.
  88. Júpiter elevado e um pouco desafortunado, destrói os filhos do nativo, mas preserva o seu património. Se tiver descendente e afligido, terá filhos mas não terá património.
  89. Quando Saturno não ameaça com uma morte violenta, mas mesmo assim for Regente da Casa VII e Casa VIII ou lá estiver posicionado, significa que morrerá por uma mente afligida ou por melancolia.
  90. Os Maléficos peregrinos na Casa VII, se forem Regentes do Ascendente, denotam o testemunho da morte de mulheres ou dos seus inimigos.
  91. É praticamente impossível que aqueles que nunca tiveram um Planeta acima da Terra (horizonte), nem no Ascendente das suas natividades, possam viver muito ou realizar algum feito importante no Mundo.
  92. O número das mulheres do nativo (onde é permitido ter apenas uma por lei) deve ser encontrado não só pela confluência dos Planetas ou Signos Mutáveis, mas considerar também as aplicações da Lua aos Planetas nos anos maduros. Os testemunhos da Morte das Mulheres também o indicam.
  93. Quando Marte e Mercúrio aflige o Regente da Casa VII, e elevados acima desse, indica que o nativo poderá matar a sua mulher ou o seu inimigo, podendo até servir-se de venenos, especialmente se qualquer um deles tiver poder no Ascendente.
  94. Se, numa situação natal de uma mulher Marte estiver sob os raios de Sol ela será capaz de envergonhar até o mais perverso e humilhará os seus criados e a ralé, mas se, Vénus estiver fortalecida, então negociará discretamente com Nobres e galantes de qualidade.
  95. Os Maléficos afligindo o lugar dos Filhos, se estiverem apenas um pouco fracos, o nativo talvez terá filhos; se, estiverem muito debilitados, testemunhará a morte dos seus filhos ou morrerão à nascença; se os Maléficos tiverem muito fracos, será totalmente estéril.
  96. Quando o Regente da Natividade é um Maléfico, e não contempla o lugar dos Filhos por aspecto, ou sendo um Benéfico e contempla o lugar dos Filhos odiosamente por aspecto, o nativo não amará os seus filhos como deveria.
  97. Quando Mercúrio está abaixo da Terra (horizonte) mostra que o nativo será eficaz e exímio nas Artes e Ciências, mas no que diz respeito à eloquência, é melhor que esteja acima da Terra.
  98. Quando Marte está exactamente na Cúspide do Meio Céu, e não tem qualquer domínio sobre o Ascendente, caso o nativo viva até uma idade considerável, deve-se temer que será assassinado.
  99. Quando os significadores de pessoas nobres e admiradas estão bem posicionados nas natividades, serão aqueles que estão desafortunados nas natividades dos pais. Significa que eles farão uma vida laboriosa para obterem riquezas e honras até uma idade considerável, e depois por aumentos sucessivos, alcançarão grande património e eminência, pelo que é evidente que vidas nenhumas podem ser tão diferentes entre si como daqueles que nasceram no mesmo momento.
  100. As natividades que nunca podem ser boas, são aquelas que ambos os Maléficos em algum lugar estão juntos aos Luminares, ou quando os Maléficos estão isolados e ligados aos Luminares, ou quando a Lua está sob os raios do Sol com Saturno e Marte, ou quando todos os Planetas estão nas Casas III, VI, VIII e XII; ou quando os Maléficos estão nos ângulos, e os Luminares e os Benéficos Cadentes, ou quando os Luminares são Cadentes e todos os Planetas estão Retrógrados, ou quando ambos os Luminares e Benéficos estão afligidos, ou quando Marte está acima da Terra (horizonte), e os outros Planetas não estão mutuamente ligados nem angulares.

 

Tradução por Jorge Moreira
Partilhas